O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos visual que tem se tornado um aliado valioso para equipes ágeis.
Você aumentará sua produtividade com Trello. Sua interface intuitiva e flexibilidade o tornam uma escolha popular para a implementação de metodologias ágeis como SCRUM e Kanban utilizando a gestão visual através de colunas e cartões. Neste post, exploraremos cinco dicas para turbinar sua agilidade utilizando o Trello.
1. Estruture Seus Quadros com Listas e Cartões
O Trello organiza o trabalho em quadros, que podem ser facilmente configurados com colunas e cartões. Utilize essa estrutura para representar seu fluxo de trabalho.
Crie listas para as etapas do processo, como “A Fazer,” “Em Progresso” e “Concluído.”
No exemplo abaixo, você tem uma nova coluna chamada homologação, que teria a ideia de aguardar a aprovação do Product Owner, por exemplo.
Dentro de cada lista, crie cartões que representem tarefas ou histórias de usuário. Isso torna o progresso do trabalho visível e ajuda a equipe a se manter focada nas prioridades.
Essas tarefas sendo representadas por cartões facilitam a visualização de todo o time. Uma olhada rápida pode nos dar um diagnóstico se temos muitas atividades travadas em alguma coluna.
Uma vez que o time perceba esse gargalo, as pessoas se unem para pensar em soluções e priorizar as atividades que representem os problemas que estão gerando essa fila de demanda muito alta.
2. Aproveite Rótulos e Cores
Os rótulos e cores no Trello são recursos poderosos para categorizar tarefas, histórias ou cartões de acordo com critérios específicos. Por exemplo, você pode usar rótulos para identificar a prioridade de uma tarefa (alta, média, baixa) ou para marcar a tarefa com a área do projeto à qual ela pertence.
As cores podem representar diferentes tipos de trabalho. Isso torna mais fácil para a equipe identificar e priorizar tarefas.
Uma curiosidade: A gestão visual é um tópico muito valorizado no universo da agilidade. Ter um quadro que represente bem o status das tarefas será uma ótima ferramenta para agir rápido em situações problemáticas.
3. Estabeleça Prazos com Data de Vencimento
Uma das características-chave da agilidade é a entrega contínua de valor. Use a função de data de vencimento no Trello para estabelecer prazos realistas para as tarefas.
Isso ajuda a criar um senso de prioridades e a manter o foco na entrega de incrementos de valor ao longo do tempo.
4. Personalize o Fluxo de Trabalho com Listas de Checklist
Para equipes que seguem a metodologia Kanban, as listas de checklist podem ser uma ferramenta valiosa. Elas permitem desmembrar tarefas em etapas menores. Isso ajuda a visualizar o fluxo de trabalho com mais detalhes e a garantir que nada seja esquecido durante a execução.
É preciso ter cuidado para não ocultar tarefas importantes em checklists. Lembrando que a gestão visual é muito importante no quadro, então o checklist deve conter micro tarefas que estejam diretamente ligados ao escopo do cartão.
5. Use Integrações para Aumentar a Produtividade com Trello
O Trello oferece integrações com várias outras ferramentas, como Slack, Google Drive e muitas outras. Essas integrações podem automatizar tarefas, melhorar a comunicação e simplificar o gerenciamento de projetos.
Por exemplo, você pode configurar integrações para receber notificações automáticas no Slack quando um cartão for movido para uma lista específica, mantendo a equipe atualizada sobre o progresso.
O compromisso do time com o processo é mais importante que a ferramenta
O Trello é uma ferramenta versátil que se adapta bem a muitas abordagens ágeis. Ao seguir essas dicas, você pode otimizar seu uso do Trello e melhorar a agilidade de sua equipe.
Lembre-se de que a agilidade é um processo contínuo de aprendizado e melhoria, e o Trello pode ser uma ferramenta valiosa em sua jornada para alcançar maior eficiência e entrega de valor.