O que você precisa saber sobre o Scrum, como funciona essa metodologia no dia a dia e como dar início a essa prática a partir do zero.
O Scrum é um framework de gestão ágil de produtos ou projetos que ajuda os times de desenvolvimento a gerenciar demandas e objetivos através de um conjunto de valores, princípios e práticas.
Um dos princípios da agilidade é a melhoria continua. Como método ágil, o Scrum é bem didático nesse quesito, pois possui rituais bem descritivos para a reunião de planejamento, de acompanhamento e de revisão.
Embora o Scrum seja predominantemente utilizado por equipes de desenvolvimento de software, seus princípios e valores podem ser aplicados a uma ampla variedade de áreas de atuação como Marketing, Comercial e Gestão de Pessoas, por exemplo.
É justamente essa versatilidade que contribui para a crescente popularidade do Scrum. Considerado uma estrutura de gerenciamento ágil de projetos, o Scrum é composto por um conjunto de reuniões, ferramentas e papéis que agem em conjunto para auxiliar equipes e gestão eficaz de trabalho.
Qual é a relação de Scrum com Agilidade?
Apesar de uma coisa ter relação com a outra, as pessoas tendem a confundir e achar que Scrum é sinônimo de agilidade, pois o Scrum coloca um forte foco na melhoria contínua, que é um dos princípios fundamentais da cultura ágil.
Se pudesse resumir em uma coisa, a cultura ágil gira em torno da melhoria contínua, alcançada por meio de ciclos curtos de desenvolvimento ao invés de planejamentos longos. E essa cultura pode ser alcançada com outros métodos ou metodologias diferentes do Scrum como Kanban.
Tornar-se verdadeiramente ágil não é uma transformação que ocorre de um dia para o outro, pois requer o comprometimento de toda a equipe para redefinir a maneira de pensar sobre o que é entregar valor aos clientes.
No entanto, é possível utilizar uma estrutura Scrum como um ponto de partida para adotar essa mentalidade ágil, pois, por possuir rituais e papéis bem definidos, o Scrum também é uma maneira didática de contaminar as pessoas com um jeito ágil de pensar.
O Manifesto Ágil documenta 4 valores que devemos seguir em uma cultura de agilidade:
- Pessoas e interações em vez de processos e ferramentas
- Software funcional mais do que documentação abrangente
- Colaboração com o cliente mais do que negociação de contrato
- Resposta a mudanças em vez de planos a serem seguidos
O Scrum é fundamentado no empirismo e nos princípios do pensamento lean. Destacando que o conhecimento é adquirido por meio da experiência acumuladas, e as decisões são tomadas com base na observação desse conhecimento adquirido ao longo do tempo.
Por sua vez, o pensamento lean concentra-se na redução do desperdício e na priorização do essencial.
O Scrum reconhece que cada time possui sua própria cultura, e que no início de um projeto, não possui um conhecimento completo e que o entendimento sobre os processos e o que é considerado como valor para o negócio evoluirá com a experiência.
Sua estrutura foi projetada para permitir que as equipes se adaptem naturalmente a mudanças e às necessidades dos usuários.
Scrum é flexível
Embora o Scrum tenha uma estrutura definida, ele não é rígido. Pode ser adaptado para atender às necessidades específicas dos fluxos de trabalho de qualquer equipe .
Existem várias teorias sobre a maneira correta de as equipes do Scrum operarem para obter sucesso. Especialistas indicam que a comunicação clara, a transparência e o compromisso com a melhoria contínua são mais importante que seguir à risca o framework com seus rituais.
Estruturação do framework Scrum
A estrutura do Scrum demandam um conjunto de valores, princípios e práticas que guiam as equipes Scrum na entrega de produtos ou serviços.
Ela descreve os papéis e responsabilidades dos membros da equipe Scrum, os “artefatos” que definem o produto e o trabalho necessário para criá-lo, juntamente com as cerimônias do Scrum que fornecem orientação durante o processo de trabalho.
Papéis do Scrum
Em geral, a equipe Scrum é composta por um número reduzido de membros, em torno de 10 pessoas, o que a torna suficientemente grande para concluir o trabalho durante um sprint.
São 3 papéis:
- o Product Owner
- o Scrum Master
- a Equipe de Desenvolvimento
Papel 1: Product Owner (PO) ou Dono do Produto no Scrum
Os POs desempenham um papel fundamental como defensores de seus produtos. Sua principal missão é compreender profundamente o negócio, as necessidades dos clientes e os requisitos do mercado, a fim de priorizar o trabalho da equipe de engenharia de maneira eficaz. Algumas responsabilidades dos POs:
- Criam e priorizam o backlog do produto, garantindo que ele contenha tarefas significativas e alinhadas com os objetivos do negócio.
- Estabelecem uma parceria próxima com as equipes de negócios e desenvolvimento, assegurando que todos compreendam os itens de trabalho no backlog do produto.
- Fornecem orientações claras à equipe sobre quais funcionalidades devem ser desenvolvidas a seguir.
- Tomam decisões importantes sobre quando lançar o produto, demonstrando uma predisposição para entregas mais frequentes.
O PO traz a capacidade de priorizar como uma das suas principais habilidades como responsável de um produto. Saber priorizar o backlog é a bússola que vai levar o produto para o caminho correto de desenvolvimento.
Além disso, é fundamental que haja um único indivíduo como PO, evitando orientações conflitantes de vários POs, que pode levar a uma confusão para a equipe de desenvolvimento.
Papel 2: Scrum Master
Os Scrum Masters desempenham um papel de destaque na promoção do Scrum. Eles atuam como guias, fornecendo treinamento e apoio à equipe, aos POs e às partes interessadas, ao longo do processo de Scrum. Além disso, estão constantemente em busca de oportunidades para aprimorar a prática ágil.
Um Scrum Master eficaz possui entendimento das atividades realizadas pela equipe e é capaz de colaborar com ela para aprimorar a transparência e a eficiência da entrega.
Como facilitadores principais, eles apontam os recursos necessários, sejam eles recursos humanos ou logísticos, para conduzir as etapas-chave do Scrum, como o planejamento de sprint, as reuniões diárias, a revisão de sprint e a retrospectiva de sprint. Isso garante que o processo funcione de maneira suave e eficaz.
Papel 3: Equipe de Desenvolvimento
As equipes de desenvolvimento do Scrum mais bem-sucedidas são coesas, compartilham o mesmo espaço de trabalho e geralmente consistem em cinco, seis ou sete membros, além do PO e do Scrum Master.
Os membros do time de desenvolvimento possuem conjuntos de habilidades diversos, promovendo a transferência de conhecimento entre eles para evitar que qualquer um se torne um obstáculo na entrega do trabalho.
São bem consolidadas, se auto-organizam e encaram os projetos com uma mentalidade coletiva e sólida. Cada membro contribui para garantir alcance ao objetivo da sprint que foi negociado com o PO.
Garantir a duração fixa das sprints fornece um sentido de previsão valioso à equipe de desenvolvimento, aprimorando continuamente o processo de estimativa e entrega. Esse refinamento progressivo resulta em previsões cada vez mais precisas ao passar de cada sprint.
Quais são os 3 artefatos do Scrum?
Os artefatos do Scrum representam dados e documentos cruciais que orientam a equipe na definição do produto e no planejamento de cada sprint.
Esses três artefatos são o Backlog do Produto, o Backlog do Sprint e o Incremento.
Artefato 1: Backlog do Produto
O Backlog do Produto representa a lista central de trabalho que é de responsabilidade do PO ou Gerente de Produtos. Essa lista é orgânica, e geralmente vai se transformando ao longo do tempo. Abrange funcionalidades, requisitos, melhorias e correções.
O Backlog do Produto está sujeito a revisões contínuas, repriorização e manutenção por parte do PO, uma vez que, à medida que o conhecimento se aprofunda ou o mercado evolui, alguns itens podem perder relevância, ou problemas podem ser abordados de maneiras diferentes. O próprio mercado e as necessidades dos usuários irão interferir na construção desse Backlog.
Artefato 2: Sprint Backlog
O Sprint Backlog é a relação de itens, histórias de usuários ou correções de bugs selecionados pela equipe de desenvolvimento para serem implementados durante o ciclo de sprint atual.
Antes do início de cada sprint, durante a reunião de planejamento do sprint, a equipe faz a seleção dos itens a serem trabalhados a partir do Backlog do Produto. Ou seja, enquanto o Backlog do Produto possa ser uma lista de desejos que tende ao infinito, o Backlog da Sprint é uma quantidade de itens dessa lista que foi escolhido, priorizado, para ser desenvolvido na sprint.
Embora o Backlog do Sprint possa ser flexível e evoluir ao longo do sprint, a meta central do sprint, ou seja, o que a equipe almeja alcançar durante o sprint em andamento, não deve ser comprometida.
Artefato3: Incremento
O Incremento (também conhecido como objetivo da sprint) representa o produto utilizável resultante de um sprint. Geralmente o “incremento” é apresentado durante a demonstração ao final do sprint(review), onde a equipe exibe o que foi realizado durante o sprint.
Embora o termo “incremento” possa não ser amplamente utilizado, ele é frequentemente equiparado à definição de “Concluído” estabelecida pela equipe, servindo como um marco, a meta do sprint.
Quais são os rituais, eventos ou cerimônias do Scrum?
O Scrum abrange práticas, cerimônias e reuniões regulares que as equipes realizam. As cerimônias ágeis são o ponto em que as equipes apresentam suas maiores variações.
Algumas equipes veem essas cerimônias como tarefas repetitivas, outras as encaram como verificações necessárias quando se quer garantir a qualidade das entregas.
Recomendamos que, no início, as equipes utilizem todas as cerimônias e, gradativamente, façam as reuniões de retrospectivas para avaliar o que precisa ser ajustado no processo de trabalho.
Veja a lista de todas as principais cerimônias que uma equipe do Scrum pode participar:
Organizar o Backlog (priorizar o backlog):
por vezes referido como “preparação do backlog,” é uma responsabilidade atribuída ao PO. O papel primordial do PO é direcionar o produto em direção à visão geral e permanecer em sintonia constante com as necessidades do mercado e dos clientes.
Para atingir esse objetivo, eles mantêm a lista de tarefas atualizada, utilizando o feedback dos usuários e da equipe de desenvolvimento para auxiliar na priorização e na manutenção de um backlog claro e pronto para ser abordado a qualquer momento.
Planejamento de Sprint (Sprint Planning)
O Planejamento de Sprints envolve o planejamento do trabalho (escopo) que será realizado durante o sprint atual e é uma reunião conduzida por toda a equipe de desenvolvimento e coordenada pelo Scrum Master.
Nessa reunião, a equipe define a meta do sprint. A partir do Backlog do Produto, histórias de usuário específicas são então selecionadas e adicionadas ao sprint. Essas histórias devem estar alinhadas com a meta do sprint e ser consideradas viáveis para implementação pela equipe do Scrum durante o sprint.
No final da reunião, cada membro do time de desenvolvimento Scrum precisa esclarecer o que pode ser apresentado no sprint.
Sprint
Um sprint é o período de tempo durante o qual a equipe Scrum trabalha em colaboração para concluir um incremento. A duração mais comum de um sprint é de duas semanas, embora algumas equipes prefiram uma semana para facilitar a gestão do escopo, enquanto outras optem por um mês para permitir a entrega de um incremento mais substancial.
Dave West, da Scrum.org, aconselha que quanto mais complexo e incerto for o trabalho, mais curto deve ser o sprint. No final, a escolha da duração do sprint fica à critério da equipe, e não deve haver receio de ajustá-la se não estiver funcionando.
Durante o sprint, o escopo pode ser renegociado, se necessário, entre o PO e a equipe de desenvolvimento, refletindo a natureza empírica do Scrum.
Todos os eventos, desde o planejamento até a retrospectiva, ocorrem durante o sprint. Uma vez que a duração do sprint seja definida, ela deve permanecer consistente durante todo o período de desenvolvimento, o que auxilia a equipe a aprender com experiências passadas e aplicar esse aprendizado nos sprints futuros.
Daily Scrum (ou apenas Daily)
O Scrum Diário, também conhecido como Reunião Diária, é uma reunião de curta duração realizada no mesmo horário e local, geralmente de manhã, para manter a simplicidade.
Embora muitas equipes busquem concluir a reunião em 15 minutos, esse é apenas um guia. A ênfase está em sua brevidade. A meta do Scrum Diário é garantir que todos os membros da equipe estejam atualizados com as mesmas informações e alinhados com a meta do sprint, permitindo um planejamento eficaz para as próximas 24 horas.
A Daily é a oportunidade para expressar quaisquer preocupações relacionadas ao alcance da meta do sprint ou para abordar quaisquer bloqueios que possam surgir.
Sprint Review
Ao final do sprint, a equipe se reúne em uma sessão informal para assistir a uma demonstração ou inspecionar o incremento. A equipe de desenvolvimento apresenta os itens do backlog que agora estão “Concluídos” aos stakeholders e colegas para obter feedback.
O PO decide se o incremento será lançado, embora na maioria dos casos isso ocorra.
Nesta reunião de revisão, o PO também revisa o backlog do produto com base no sprint atual, o que pode influenciar a próxima sessão de planejamento de sprint.
Para um sprint de um mês, considere limitar a revisão do sprint a, no máximo, quatro horas.
Sprint Retrospective
A retrospectiva é o momento em que a equipe se reúne para registrar e analisar o que foi eficaz e o que não funcionou durante um sprint, projeto, desempenho individual, relacionamentos, uso de ferramentas e até mesmo em relação a cerimônias específicas.
A finalidade é estabelecer um espaço onde a equipe possa concentrar-se em seus pontos fortes e áreas de melhoria para a próxima vez, evitando enfatizar o que deu errado.
Valores do Scrum
Em 2016, o Guia do Scrum incorporou cinco valores que desempenham um papel fundamental na orientação do trabalho, ações e comportamento da equipe. Esses valores são amplamente reconhecidos como essenciais para o êxito das equipes que adotam o Scrum.
Compromisso
Dentro das equipes ágeis do Scrum, onde o tamanho é pequeno e todos desempenham papéis cruciais, é vital que cada membro se comprometa a realizar tarefas dentro de sua capacidade, evitando sobrecargas. A comunicação frequente sobre o progresso do trabalho ocorre regularmente em reuniões rápidas.
Ousadia
A coragem em uma equipe do Scrum se traduz na audácia de questionar o status quo e identificar qualquer obstáculo que possa comprometer o sucesso. A equipe deve encorajar a experimentação e cultivar a coragem e a confiança para ser transparente quanto a obstáculos, progresso do projeto, atrasos e outros desafios.
Priorização
No cerne do fluxo de trabalho do Scrum encontra-se o sprint, um período definido e dedicado à conclusão de uma parte específica do trabalho. O sprint proporciona estrutura e concentração para atingir a quantidade planejada de tarefas.
Transparência
A reunião rápida diária fomenta a abertura, permitindo que as equipes comuniquem com clareza sobre o andamento das tarefas e quaisquer bloqueios. Na Atlassian, as equipes de Scrum frequentemente abordam questões como estas:
- Quais atividades eu trabalhei ontem?
- Em quais demandas trabalharei a partir de agora?
- Que bloqueios estou enfrentando que me impedem de atingir o objetivo da sprint?
Essa prática evidencia o progresso e a identificação de bloqueios. Além disso, contribui para o fortalecimento da equipe quando todos compartilham seus avanços e obstáculos.
Colaboração e respeito à colaboração de cada indivíduo
A capacidade da equipe ágil reside na colaboração e no entendimento de que cada membro desempenha um papel fundamental no trabalho realizado durante o sprint.
Eles comemoram as conquistas uns dos outros e demonstram respeito não apenas entre si, mas também em relação ao PO, às partes interessadas e ao Scrum Master.
Comece a usar o Scrum
O Scrum é bem didático. Suas regras, artefatos, eventos e papéis são de fácil compreensão. De fato, a abordagem prescritiva do Scrum elimina ambiguidades no processo de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que permite que as empresas incorporem suas próprias preferências a medida que amadurecem o entendimento do processo.
A divisão de tarefas complexas em histórias de usuários que sejam compreendida por todos do time torna o Scrum ideal para projetos desafiadores.
Além disso, a clareza nas funções e nos eventos planejados assegura transparência e colaboração durante todo o ciclo de desenvolvimento da sprint.
Os lançamentos frequentes, sprint a sprint, mantêm a equipe motivada e os clientes satisfeitos, já que podem acompanhar o progresso em um curto período de tempo.
No entanto, pode levar algum tempo para compreender completamente o Scrum, especialmente se a gerência e direção da empresa não estiver convencida dos benefícios do Scrum e consequentemente não passar a mensagem da importância do Scrum para os liderados.
Conceitos como iterações mais curtas, reuniões diárias de Scrum, revisões de sprint e a presença de um Scrum Master podem representar uma mudança cultural desafiadora para uma nova equipe, incluindo as lideranças estratégicas.
No entanto, os benefícios a longo prazo superam amplamente a curva de aprendizado inicial.
O sucesso do Scrum na condução do desenvolvimento de produtos complexos, em empresas de tecnologia ou não, em diversos setores e verticais, torna-o uma estrutura atraente para ser adotada.