Se você está prestes a ingressar em uma equipe Scrum como desenvolvedor, saiba que existem algumas práticas que podem melhorar a sua atuação.
Antes de mais nada, aconselhamos a leitura do Manifesto Ágil para que você se aprofunde um pouco mais sobre o assunto e entender melhor a justificativa, os princípios e os valores, ao utilizar as metodologias ágeis em times de desenvolvimento.
Aqui estão 10 dicas essenciais que vão ajudá-lo a se integrar e colaborar melhor em um time SCRUM:
1. Compreenda o framework
Antes de tudo, você precisa se familiarizar com os princípios e artefatos do framework SCRUM. Entenda os papéis que as pessoas podem executar, como Scrum Master, Product Owner e o time de desenvolvimento. Isso fornecerá uma base de conhecimento sólida para o seu trabalho em conjunto com essas pessoas.
2. Colabore com transparência
A transparência é um pilar do SCRUM. Seja transparente em relação ao progresso das suas atividades, seus desafios e necessidades. Isso cria um ambiente de confiança, essencial para o desenvolvimento saudável do time Scrum.
3. Participação ativa nas cerimônias
Não ignore as cerimônias do SCRUM, como as reuniões de Sprint Planning, Daily Standup, Sprint Review e Sprint Retrospective. São momentos importantes e sua participação ativa contribuirá para a comunicação eficiente e o alinhamento constante com todos os envolvidos. Ignorar os rituais vai dar a impressão que você não dá importância para o trabalho em grupo.
4. Mantenha o foco na entrega de valor para o cliente e para os usuários
Mantenha sempre em mente o valor do produto para o usuário final. Concentre-se em entregar incrementos de funcionalidades que agreguem valor ao cliente, priorizando as tarefas de acordo com os estudos e pesquisas que Product Owner realiza pra entender o que o cliente final precisa.
Quando falamos de entregar valor, significa desenvolver algo que ajude o dia a dia dos usuário.
Não é sobre desenvolver muita coisa, não é uma competição para saber qual é o Dev que desenvolve mais rápido, mas sim, um trabalho em equipe onde a recompensar é saber que as pessoas estão utilizando algo que foi pensado pelo time e que faz diferença na vida dele.
5. Mantenha o time informado
Comunique-se regularmente com os membros da equipe. Compartilhe suas ideias, progresso de trabalho e bloqueios que estejam lhe impedindo de avançar no desenvolvimento de novas funcionalidades. O SCRUM valoriza a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.
6. Aceite mudanças
Muitas empresas focam o direcionamento do desenvolvimento para os seus clientes de maneira rígida, a partir do que está descrito no contrato. Empresas e times ágeis fazem diferente.
O SCRUM é flexível e adaptativo. Esteja preparado para ajustar suas prioridades e abordagens conforme as necessidades do produto, do mercado e do usuário. A adaptabilidade é uma habilidade essencial para um dev que participa de um time SCRUM.
7. Trabalhe em equipe
O trabalho em equipe é fundamental no SCRUM. Colabore com outros desenvolvedores, o Product Owner e o Scrum Master. Seja receptivo às ideias das outras pessoas e contribua para o sucesso coletivo.
8. Aprenda com as retrospectivas
As reuniões de Sprint Retrospective oferecem uma oportunidade valiosa para aprimorar continuamente o processo. Participe ativamente, compartilhe suas percepções das coisas positivas e negativas.
9. Domine as ferramentas SCRUM
Esteja confortável com as ferramentas SCRUM, como quadros kanban, gráfico burndown, Trello, Jira, Monday e outras que sua equipe possa usar. Isso ajudará na gestão visual e acompanhamento do progresso.
10. Cultive a mentalidade ágil
Além de seguir os rituais do SCRUM, adote uma mentalidade ágil. Esteja disposto a aprender, adaptar-se rapidamente e buscar constantemente maneiras de melhorar o processo de trabalho.
Uma boa prática é participar de comunidades no LinkedIn, WhatsApp ou Telegram que abordem o tema de agilidade.
Ao internalizar essas 10 dicas, você estará bem equipado para contribuir com sua equipe SCRUM. Boa sorte em sua jornada ágil!