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Ciclos de OKR na sua empresa: Um guia passo a passo de 5 etapas

OKR é um método de gestão de metas, popularizado pelo Google, tem sido adotado por empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes corporações

Se você está procurando uma maneira eficaz de alinhar objetivos e impulsionar o progresso dentro da sua empresa, os Objetivos e Resultados Chave (OKR) podem ser a resposta.

Este método de gestão de metas, popularizado pelo Google, tem sido adotado por empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes corporações de diversos segmentos, não só de tecnologia.

Para quem está acostumado com uma cultura de agilidade, os OKRs são como uma ferramenta de agilidade, porém para um nível estratégico onde as entregas realizadas geralmente tem impacto imediato com o público alvo e com o crescimento da empresa em vista do mercado.

Antes de implementar os OKRs na sua empresa, aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a começar e evitar cometer alguns erros:

Lembrete importante: No OKR temos o grande ciclo estratégico, que dura 1 ano, na maioria das vezes, o os ciclos táticos, que duram geralmente 3 meses.

Nesse exemplo teríamos 1 ciclo estratégico e 4 ciclos táticos.

As etapas descritas a seguir valem tanto para o ciclo estratégico como para todos os ciclos táticos.

1. Setup do ciclo OKR

A etapa inicial é a decisão propriamente dita em utilizar OKR. Pode parecer óbvio, mas é aí que está a primeira armadilha, pois, nem todos estão realmente alinhados com a ideia.

É importante a presença de alguém com uma visão estratégica, alguém que tenha o poder de perceber quais lideranças da organização estão no mesmo barco, que estão dispostos a dar o braço a torcer, e se colocar mais como aprendiz do que como o dono da razão.

OKR está totalmente ligado a métricas e indicadores. Isso significa que números importantes serão expostos e disponibilizados para todas as pessoas da empresa que estiverem envolvidas nos trabalhos ligados aos objetivos que foram determinados.

Essa etapa também inclui a definição de papéis e responsabilidades, a escolha de uma plataforma de OKR para rastreamento e comunicação, e a definição de diretrizes claras para a criação e acompanhamento de OKRs.

Papéis importantes a serem definidos são:

  • Champion estratégico
  • Champion tático
  • Líderes estratégicos

Algumas opções de ferramentas para o acompanhamento das iniciativas e métricas:

  • Miro
  • Trello
  • Bitrix24
  • monday

2. Workshop

O segundo passo é a realização de um workshop com membros-chave da equipe para criar e alinhar os objetivos e resultados chave para o próximo ciclo.

Durante o workshop, discuta a visão e missão da empresa, identifique áreas de foco e estabeleça objetivos desafiadores e mensuráveis.

Nessa etapa também é importante fazer um mapeamento dos pontos fortes da empresa e de suas equipes, que servirão para impulsionar os trabalhos. E também dos pontos fracos onde poderá ser realizado um trabalho para melhorá-los.

O resultado do workshop deve ser a lista dos objetivos estratégicos e seus resultados-chave.

para cada objetivo estratégico será indicado um líder estratégico que seja capaz de escolher líderes táticos e acompanhá-los para alcançar esses objetivos durante o ciclo.

Para cada objetivo definido, também devem ser mapeados ao menos 3 resultados-chave que indiquem de maneira precisa a evolução dos trabalhos.

Esses indicadores devem ser possíveis de acompanhar seja por número absoluto ou por porcentagem.

3. Revisão de Workshop

Após o workshop, faça uma revisão dos Objetivos e Resultados-Chave criados para garantir que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e que sejam claros, específicos e mensuráveis.

Faça ajustes conforme necessário para garantir que o que foi definido seja possível de realizar e ser metrificado.

Uma boa prática é envolver pessoas que não participaram do workshop, apresentar os objetivos e resultados chave, e perguntar o que elas entenderam do que foi definido e anotar os pontos que não ficaram tão claros para fazer um refinamento.

4. Check-in Regular

Estabeleça um processo de check-in regular para acompanhar o progresso dos OKRs ao longo do ciclo. Isso pode incluir reuniões semanais ou quinzenais para revisar o progresso, identificar desafios e ajustar a estratégia conforme necessário para garantir o sucesso dos OKRs.

Para as empresas que vão realizar o ciclo de OKR pela primeira vez, é importante entender que o ritual de check-in será muito mais didático nos primeiros encontros.

É muito comum que as pessoas envolvidas continuem com dúvidas sobre qual é a diferença entre objetivo, resultados-chave e iniciativas envolvidas.

Nesse caso, é importante encarar que essas confusões iniciais fazem parte do processo e usufruir dos check-ins para ensinar as pessoas envolvidas o que significa cada coisa e também esclarecer quais são os indicadores que devemos perseguir.

5. Retrospectiva

Ao final do ciclo de OKR, realize uma retrospectiva para avaliar o desempenho e identificar lições aprendidas. Discuta o que funcionou bem, o que poderia ser melhorado e como os OKRs podem ser refinados para o próximo ciclo. Use essa informação para informar e aprimorar o processo para os próximos ciclos.

Implementar ciclos de OKR na sua empresa pode ser um processo transformador que impulsiona o alinhamento, o foco e o progresso em direção aos objetivos estratégicos da empresa. Com este guia passo a passo, você está pronto para começar a trilhar o caminho rumo ao sucesso com os OKRs, desde o setup inicial até a retrospectiva e refinamento contínuos.

Quais livros devo ler para me aprofundar mais sobre OKR?

  1. O Guia do Iniciante para OKR
  2. Meça o que importa:
  3. Gerenciamento de Alta Saída
  4. Foco Radical: Alcançando Suas Metas Mais Importantes
  5. Objetivos e Resultados-Chave: Direcionando Foco, Alinhamento e Engajamento com OKRs
  6. Comece Menos, Termine Mais: Construindo Agilidade Estratégica com Objetivos e Resultados-Chave
  7. Sucesso com OKRs no Agile: Como Criar e Entregar Objetivos e Principais Resultados para Equipes
  8. Como medir qualquer coisa
  9. Como o Google funciona
  10. O Livro de Campo de OKRs: Um Guia Passo a Passo para Coaches de Objetivos e Principais Resultados

Essa lista de livros foi extraída do site abaixo:

https://businessmap.io/pt/recursos-okr/okr/livros

Por Moisés Falcão

Reconhecido como Top Voice em Product Management no LinkedIn pela comunidade, com mais de 20 anos de experiência em produtos digitais. É Head de Produtos no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, além de articulista no Portal NE10, E-commerce Brasil e PapoDeDev. Também mantém a newsletter "Agilidade Executiva" no LinkedIn, onde compartilha insights sobre inovação, gestão de produtos e agilidade.

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