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IA reduz tráfego de sites, e Google propõe solução com o novo Offerwall no Ad Manager

Offerwall para ajudar sites a monetizar em meio à queda de tráfego causada por IA

Com a adoção crescente de respostas por inteligência artificial no topo das buscas, o Google Search está desviando tráfego de milhares de sites ao redor do mundo — uma mudança que preocupa especialmente publishers e produtores de conteúdo. Agora, o Google tenta contornar esse impacto com o lançamento do Offerwall, uma ferramenta gratuita integrada ao Google Ad Manager que oferece novas formas de monetização.


🧱 O que é o Offerwall?

O Offerwall permite que sites ofereçam aos visitantes opções alternativas de acesso ao conteúdo, como:

  • 💸 Micropagamentos (ex: R$0,50 por artigo)
  • 📺 Assistir a anúncios curtos
  • 📩 Inscrição em newsletters
  • 📊 Responder a pesquisas
  • 🧠 Escolher temas de interesse para personalização de anúncios

Segundo o Google, a ferramenta já foi testada com 1.000 publishers ao longo de um ano e está agora sendo liberada gratuitamente.


🤖 Personalização com IA (mas com controle do publisher)

O Google afirma que utiliza inteligência artificial para determinar o momento ideal de exibir o Offerwall ao visitante, maximizando engajamento e receita. No entanto, os sites têm controle total para definir seus próprios gatilhos e regras de exibição.

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🤔 Micropagamentos funcionam?

Apesar da ideia parecer promissora, o histórico do setor é desafiador: soluções anteriores de micropagamento por artigo (como o extinto Post, apoiado pela a16z) não ganharam tração, em grande parte devido à fricção para o usuário e baixo retorno financeiro para os publishers.

Mas o Google tenta mudar esse cenário com a integração da plataforma Supertab, que permite ao visitante pagar por acesso temporário ao conteúdo (ex: 24h, 3 dias, 1 semana). A funcionalidade também permite inscrição direta em assinaturas.

Image Credits:Google

🧩 Customização e modelos de receita

Os publishers podem:

  • Adicionar logo e textos próprios
  • Escolher quais métodos de acesso ficam disponíveis
  • Ativar ou não a opção de ver um anúncio em troca de acesso (única com revenue share padrão do Ad Manager)

Outro recurso opcional é deixar o visitante selecionar interesses, que serão salvos para personalização futura de anúncios.

Com o avanço da IA no Google Search reduzindo o tráfego orgânico de sites, o Google lança o Offerwall, uma nova solução no Ad Manager que permite monetização por micropagamentos, anúncios, enquetes e mais.
Image Credits:Google

📉 Um reflexo da nova era de buscas com IA

O lançamento do Offerwall surge como resposta direta ao impacto da IA generativa na experiência de busca — que, embora melhore a experiência do usuário, reduz cliques para os sites que geram o conteúdo original.

Para os produtores de conteúdo, isso representa mais um movimento do Google para redefinir a monetização na web, agora apostando em modelos interativos, customizáveis e com base no engajamento, além do tradicional display ads.


🔗 Fonte: TechCrunch

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Por Giliard Santana

Publicitário aficionado por Inovação e tecnologia. Atuo há cerca de 7 anos com produtos digitais, desenvolvendo soluções criativas, oportunizando a geração de novos negócios.

Também sou facilitador de Design Thinking, aplicando ferramentas e métodos ágeis na gestão de equipes multidisciplinares para a validação de hipóteses e desenvolvimento de novos produtos.

Atualmente atuo como Project Manager, liderando times de Inteligência de Dados e Mídia Programática.

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