A Kantar apresentou o estudo Marketing Trends 2025 aonde destaca as tendências e desafios que moldarão o marketing em 2025. Abaixo apresento quais são os principais pontos abordados no estudo.
Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) e Transparência
- O uso de IA Gen continua a crescer, mas com desafios: 68% dos profissionais de marketing são positivos quanto a ela, e 59% estão entusiasmados com seu uso em anúncios. No entanto, há preocupações com transparência, visto que 36% acreditam que suas equipes não têm as habilidades necessárias, e 43% dos consumidores não confiam em anúncios criados com IA.
Sustentabilidade como Prioridade
- O ano de 2025 verá uma aceleração na legislação de sustentabilidade nas grandes economias, o que fortalecerá a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) corporativa. Atualmente, 93% dos consumidores desejam adotar um estilo de vida mais sustentável, e 94% dos profissionais de marketing afirmam que suas agendas de sustentabilidade precisam ser mais ambiciosas.
Evolução do Consumo de Mídia e Total Video
- Os hábitos de visualização estão cada vez mais fragmentados entre transmissão e streaming. Embora a TV ainda domine o alcance, 50% das pessoas afirmam que a maior parte de seu consumo de TV é via streaming. Em 2025, uma estratégia diversificada será essencial para capturar diferentes demografias e preferências regionais.
Poder das Comunidades e Criadores de Conteúdo
- O “creator economy” é um mercado em crescimento, estimado em US$ 250 bilhões em 2024 e projetado para US$ 480 bilhões até 2027. Os criadores têm o poder de construir comunidades e estabelecer confiança, com conteúdo liderado por criadores excedendo em 4,85 vezes a distinção de marca nos EUA.
Desafios de Crescimento Populacional
- Com o crescimento populacional global em desaceleração, haverá menos novos consumidores a cada ano, tornando o crescimento mais desafiador para as marcas. A Kantar sugere que marcas explorem novas oportunidades em nichos e apostem em presença constante e inclusividade.
Inclusão como Motor de Crescimento
- A inclusão se tornou crucial para decisões de compra, influenciando quase 8 em cada 10 pessoas globalmente. A diversidade, justiça e inclusão são particularmente importantes para populações em crescimento, como os mercados emergentes (89%) e entre os jovens.
Live Commerce e Social Commerce
- O comércio ao vivo e o social commerce estão transformando o mercado, especialmente na China, onde o live-commerce pode representar 20% das vendas de varejo até 2026. Kantar destaca que o livestreaming pode aumentar a afinidade de marca a longo prazo e despertar interesse imediato, com impacto de até 30% nas vendas para pequenas marcas.
Expansão de Redes de Mídia de Varejo (RMNs)
- As RMNs estão evoluindo e devem representar quase um quarto dos gastos com publicidade nos EUA até 2028. Essas redes permitem segmentação precisa com dados primários de varejistas, sendo uma oportunidade para otimizar gastos e melhorar a eficácia de campanhas.
Esses pontos do estudo Kantar Marketing Trends 2025, refletem as tendências e desafios que moldarão o marketing em 2025, exigindo que as marcas adotem práticas sustentáveis, explorem novas tecnologias de IA com cautela e busquem conexões autênticas com suas audiências.
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