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Quais são as tendências do Marketing em 2025?

A Kantar apresentou o estudo Marketing Trends 2025 aonde destaca as tendências e desafios que moldarão o marketing em 2025. Abaixo apresento quais são os principais pontos abordados no estudo.

Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) e Transparência

  • O uso de IA Gen continua a crescer, mas com desafios: 68% dos profissionais de marketing são positivos quanto a ela, e 59% estão entusiasmados com seu uso em anúncios. No entanto, há preocupações com transparência, visto que 36% acreditam que suas equipes não têm as habilidades necessárias, e 43% dos consumidores não confiam em anúncios criados com IA.

Sustentabilidade como Prioridade

  • O ano de 2025 verá uma aceleração na legislação de sustentabilidade nas grandes economias, o que fortalecerá a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) corporativa. Atualmente, 93% dos consumidores desejam adotar um estilo de vida mais sustentável, e 94% dos profissionais de marketing afirmam que suas agendas de sustentabilidade precisam ser mais ambiciosas.

Evolução do Consumo de Mídia e Total Video

  • Os hábitos de visualização estão cada vez mais fragmentados entre transmissão e streaming. Embora a TV ainda domine o alcance, 50% das pessoas afirmam que a maior parte de seu consumo de TV é via streaming. Em 2025, uma estratégia diversificada será essencial para capturar diferentes demografias e preferências regionais.

Poder das Comunidades e Criadores de Conteúdo

  • O “creator economy” é um mercado em crescimento, estimado em US$ 250 bilhões em 2024 e projetado para US$ 480 bilhões até 2027. Os criadores têm o poder de construir comunidades e estabelecer confiança, com conteúdo liderado por criadores excedendo em 4,85 vezes a distinção de marca nos EUA.

Desafios de Crescimento Populacional

  • Com o crescimento populacional global em desaceleração, haverá menos novos consumidores a cada ano, tornando o crescimento mais desafiador para as marcas. A Kantar sugere que marcas explorem novas oportunidades em nichos e apostem em presença constante e inclusividade.

Inclusão como Motor de Crescimento

  • A inclusão se tornou crucial para decisões de compra, influenciando quase 8 em cada 10 pessoas globalmente. A diversidade, justiça e inclusão são particularmente importantes para populações em crescimento, como os mercados emergentes (89%) e entre os jovens.

Live Commerce e Social Commerce

  • O comércio ao vivo e o social commerce estão transformando o mercado, especialmente na China, onde o live-commerce pode representar 20% das vendas de varejo até 2026. Kantar destaca que o livestreaming pode aumentar a afinidade de marca a longo prazo e despertar interesse imediato, com impacto de até 30% nas vendas para pequenas marcas.

Expansão de Redes de Mídia de Varejo (RMNs)

  • As RMNs estão evoluindo e devem representar quase um quarto dos gastos com publicidade nos EUA até 2028. Essas redes permitem segmentação precisa com dados primários de varejistas, sendo uma oportunidade para otimizar gastos e melhorar a eficácia de campanhas.

Esses pontos do estudo Kantar Marketing Trends 2025, refletem as tendências e desafios que moldarão o marketing em 2025, exigindo que as marcas adotem práticas sustentáveis, explorem novas tecnologias de IA com cautela e busquem conexões autênticas com suas audiências.

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Por Giliard Santana

Publicitário aficionado por Inovação e tecnologia. Atuo há cerca de 7 anos com produtos digitais, desenvolvendo soluções criativas, oportunizando a geração de novos negócios.

Também sou facilitador de Design Thinking, aplicando ferramentas e métodos ágeis na gestão de equipes multidisciplinares para a validação de hipóteses e desenvolvimento de novos produtos.

Atualmente atuo como Project Manager, liderando times de Inteligência de Dados e Mídia Programática.

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